domingo, 26 de agosto de 2012

Os Jogos da Fome, as personagens

Acabei ontem de ler a trilogia d'Os Jogos da Fome. Não quero fazer spoiler, aposto que muitos de vocês ainda não acabaram, ou não leram, a trilogia. Por isso, o único apontamento que quero fazer prende-se com o trio de personagens: o Peeta, a Katniss e o Gale. O Gale, que no primeiro livro não surge como uma personagem muito relevante fora da cabeça da Katniss, ganha força nos dois livros seguintes. 
Ora bem, existe uma razão óbvia por todos nos apaixonar-mos pelo Peeta e por termos um sentimento estranho em relação à Katniss. É que, nesta obra, a personagem principal não é a heroína. A Katniss é, pelo contrário, uma personagem anti-heróica. Faz o correcto por caminhos tortos. Pensa torto por linhas direitas. Ou seja, a Katniss faz o bem, de facto, fá-lo, mas fá-lo com escolhas duvidosas. A Katniss é semelhante ao Batman. Eles fazem o bem, sim, são heróis, mas fazem-no porque têm interesses. E para fazerem o bem, segundo os seus interesses, ajudam outras pessoas, mas também as matam e ferem. São, por isso, anti-heróis. 
Então quem é o herói? - perguntam. O herói é o Peeta. O jovem rapaz com jeito para as palavras, incapaz de matar uma mosca. O Peeta que sabe sempre o que é o correcto, sem duvidar. O Peeta que é espontaneamente altruísta. Que não tem qualquer interesse senão salvar a Katniss, porque a ama. 
Por sua vez, o Gale é o oposto do Peeta. É um anti-herói muito menos heróico que a Katniss. O Gale não tem problema em magoar as pessoas, em mata-las, se for o necessário para alcançar o que pretende. O que o difere da Katniss é que esta sofre com o sofrimento que causa nos outros. Ela balança entre o Gale e o Peeta. Não diria entre o bem vs o mal, mas sim entre o efectivamente correcto e o possivelmente correcto.

3 comentários:

  1. Olá querida, venho convidar-te a participares no meu Giveaway CLARINS, dura até daqui a duas semanas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Nunca li essa trilogia, mas agora pareceu-me bem interessante.

    Gostei deste teu cantinho, estou a seguir querida. Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A trilogia é muito boa. Ficcional e fantasiosa, mas extremamente bem pensada e com mensagens nas entrelinhas.
      De resto, muito obrigada! :)

      Eliminar